| 06/08/2002 08h19min
Nos primeiros minutos da madrugada desta terça, dia 6, a executiva estadual do PTB gaúcho decidiu, por unanimidade, que o juiz aposentado Luiz Francisco Corrêa Barbosa irá se retirar da disputa eleitoral. Barbosinha, como é conhecido, era candidato a vice-governador ao lado de José Fortunati (PDT), que na semana passada também desistiu de concorrer alegando falta de apoio político e de recursos para a campanha.
A decisão foi anunciada pouco depois da meia-noite pelo presidente do diretório estadual do PTB, Cláudio Manfrói, que na manhã de hoje comunicará a resolução à direção estadual do PDT. Manfrói ainda levará ao presidente do PDT, Vieira da Cunha, a sugestão para que a aliança Frente Trabalhista (PDT-PTB-PAN) não substitua Fortunati por outro nome do partido e fique fora da disputa pelo Palácio Piratini.
– Achamos que o melhor agora é que a Frente Trabalhista centre forças no apoio a Ciro Gomes – disse Manfrói referindo-se ao candidato do PPS à Presidência da República.
Embora Manfrói afirme que o PTB quer manter a aliança com o PDT gaúcho, na prática, a saída de Barbosinha sepulta a coligação, válida apenas para a chapa majoritária. Além dos deputados estaduais e federais, registrados na Justiça Eleitoral em nominatas separadas. O PDT tem João Bosco Vaz e o PTB, Sérgio Zambiasi como candidatos ao Senado.
A saída do candidato do PTB já era esperada pelos filiados dos dois partidos depois da renúncia de Fortunati. No dia 14, o PTB se reunirá para decidir outras posições que adotará, como o provável apoio ao candidato a governador do PPS, Antônio Britto. No final de semana, alguns dirigentes do PTB já se posicionavam a favor deste apoio para manter coerência com a aliança nacional em torno de Ciro Gomes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.